Perguntas Frequentes
A corretora está inscrita na SUSEP?
A Galeão Corretora de Seguros está inscrita na SUSEP nº 202045658, dando mais credibilidade e confiança na hora de contratar um seguro auto ou quaisquer outros produtos comercializados pela corretora de seguros.
Como faço para acionar o seguro?
Como faço para acionar o seguro?
O acionamento do seguro do carro pode ser necessário em alguns momentos na vigência da apólice. Quando ocorrer algum sinistro, seja por meio de uma batida com perda parcial ou total ou algum roubo, você poderá entrar em contato com a sua seguradora, de modo que não haja um prejuízo ainda maior. Você também pode entrar em contato com a Galeão Corretora de Seguros, caso seja nosso cliente, para auxiliarmos no procedimento necessário. Vale ressaltar que para consertar um carro de uma pessoa terceira, você precisa ter essa cobertura inclusa no seu seguro. E para fazer o conserto do seu carro, será necessário pagar a franquia.
Mas, o ato de acionar o seguro pode ser feito de uma maneira mais eficiente, influenciando diretamente na agilidade do seu atendimento. Em caso de acidentes em estradas ou que necessitem de envio de guincho ou socorrista para resolução, você deve ligar diretamente para a central de atendimento da sua seguradora, que está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Acionar o seguro
Sempre que haja uma batida, mesmo que seja de menores proporções, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para conseguir acionar o seguro. No documento estará toda história e como foi o desenrolar dela na visão de todas as pessoas. Ao final, haverá a assinatura dos envolvidos certificando a veracidade da história. Por isso, caso você não esteja presente, não terá a oportunidade de dar a sua versão. Depois, entre em contato com a sua seguradora ou com a corretora de seguros para que haja auxílio no processo de sinistro.
Esse processo é de extrema importância, ainda mais se você foi o culpado, pois precisará do B.O para acionar o seguro ao contatar a seguradora.
Também é importante pegar todas as informações das pessoas que estavam envolvidas, como o nome completo, CPF, telefone, número da habilitação e a placa do carro. Após a coleta dessas informações, dirija-se para a delegacia mais próxima com o intuito de fazer o boletim de ocorrência, para, aí sim, acionar a seguradora.
Uma dica válida antes de acionar a seguradora é saber quanto será o gasto para arrumar cada veículo envolvido na batida. Isso porque a seguradora em questão só irá arcar com o conserto do seu carro se o valor for maior do que a franquia (esse valor pode ser consultado na sua apólice de seguro ou entrando em contato com a sua corretora de seguros). E, no caso de sinistro para carro de terceiros, ou seja, em veículos que sofreram danos por sua causa, o seguro que tem essa cobertura faz consertos até um limite de valor, que dependerá das coberturas inclusas na apólice.
Horário de atendimento da GALEÃO CORRETORA DE SEGUROS em caso de acidentes:
A Galeão Corretora de Seguros tem um horário de atendimento bem flexível e que busca satisfazer às necessidades de todos os clientes, além de estarmos sempre à disposição para auxiliar no que for preciso. lembrando a Galeão Corretora de Seguros. é uma corretora de seguros e não a seguradora, portanto, caso precise de auxílio fora do nosso horário de atendimento, orientamos os nosso clientes a ligar diretamente para a seguradora, irá fornecer todo o suporte necessário para resolver as questões mais urgentes.
A falta de pagamento das parcelas do meu seguro pode resultar na perda da cobertura do meu carro?
Sim. Não realizar o pagamento do seguro pode resultar na perda da cobertura do seu carro. No entanto, há um pouco mais de complexidade nesse processo, pois a Tabela de Prazo Curto precisa ser levada em consideração.
Na hipótese de você não pagar uma ou mais parcelas do seguro, a vigência da sua apólice será reduzida e, consequentemente, a cobertura do seu seguro também. A redução de vigência por inadimplência é calculada segundo a Tabela de Prazo Curto, que consta nas Condições Gerais de todos os seguros. Para cada percentual do prêmio pago, há um prazo de vigência correspondente. Por exemplo: se foi pago 50% do valor do seguro, segundo a Tabela de Prazo Curto, o segurado terá cobertura de 120 dias. Para saber o restante dos valores, procure nas Condições Gerais do seu seguro e informe-se sobre os prazos. O prazo da Tabela de Prazo Curto não varia de acordo com a seguradora, todas têm a mesma regra.
Se você optou por pagar o seu seguro com boleto bancário, por exemplo, e perdeu ou atrasou algum boleto, entre em contato imediatamente com a Galeão Corretora de Seguros solicitando uma nova via para realização do pagamento. Nós temos um time de atendimento voltado somente para soluções do Pós-Vendas, que lhe dará todo suporte necessário em caso de necessidade de ajustes no pagamento, problemas com pagamento em atraso, alteração da forma de pagamento, perda da 1ª via, problemas no débito automático, cartão de crédito ou alteração dos dados bancários. Basta entrar em contato conosco através do telefone: (11) 94004-8538.
Soluções para não deixar de pagar o seguro de carro
A Galeão Corretora de Seguros indica que o segurado, no momento de fechar a compra do seguro, opte pelo pagamento em cartão de crédito ou débito em conta. São formas nas quais você não esquece de realizar o pagamento e garante que o seu carro esteja protegido durante todos os meses, sem que haja a necessidade da utilização da Tabela de Prazo Curto.
E se eu bater o meu carro antes de pagar a primeira parcela do seguro?
Essa é um caso delicado e que precisa de muito cuidado. Por exemplo: se você fechou o seu seguro dia 1º de janeiro e o pagamento estava programado somente para o dia 5, mas no dia 3 você bateu o carro ou teve o mesmo roubado, realize o pagamento até a data de vencimento para estar coberto. Se não realizar o pagamento, você não receberá a indenização.
Pague o seguro sempre em dia para não correr qualquer tipo de risco. Por isso a indicação do débito em conta e do cartão de crédito é tão útil e vai lhe ajudar na organização dos pagamentos.
Como faço para saber qual é o seguro mais adequado para mim?
Ao comprar um veículo, o ideal é que o motorista faça um seguro desse carro, afinal, garantir o retorno daquele investimento em caso de sinistro é uma situação muito mais confiável para o motorista. Mesmo que o seu carro esteja quitado ou ainda esteja financiado, mantê-lo protegido é algo imprescindível.
No entanto, a troca de veículo pode ser algo constante na vida de algumas pessoas - ainda mais das que gostam sempre de estar com carro novo na garagem. Mas, esse processo pode gerar algumas dúvidas, principalmente no que se refere ao seguro do carro.
Com a decisão de trocar o carro, a transferência do seguro do seu veículo vira tema importante: afinal, posso transferir o seguro auto do meu antigo carro para o novo proprietário?
É permitido a transferência do seguro auto para o novo proprietário do veículo?
Não é permitido a transferência do seguro para o novo dono do carro ao vender o seu veículo. As informações na apólice são de uso pessoal e ajudaram na hora de precificar os valores. Nesse cálculo, muitos pontos são analisados para determinar o valor do seguro, não somente o modelo e o valor do veículo.
As características pessoais são essenciais para determinar o valor do seguro, como: idade, endereço, classe de bônus, CEP de circulação e etc. Assim, com a troca de condutores, consequentemente será alterado essas informações, impossibilitando a transferência para o novo proprietário.
Se não posso transferir o seguro, o que devo fazer?
Nesse caso, é necessário fazer um endosso, no qual será alterado o veículo segurado que está descrito na apólice. Com o ato, pode haver uma alteração no valor do seguro, podendo gerar uma cobrança adicional ou restituição.
No caso de uma restituição, o segurado deverá manter o pagamento no valor fixo das suas parcelas e no final, com a quitação do débito, haverá o reembolso pela seguradora.
E se eu não tiver um novo veículo para substituir na minha apólice?
Se o segurado não tiver um novo veículo para fazer a substituição do seguro, ele deverá cancelar o contrato com a seguradora. No cancelamento é realizado um cálculo com base na Tabela de Prazo Curto, onde consiste em: parte do valor pago ficará retido pela seguradora pelo tempo de cobertura concedido, e o saldo restante é devolvido ao segurado.
Como faço para ter direito a carro reserva em meu seguro?
Caso aconteça um acidente, imagine ter que ficar sem seu carro enquanto ele está na oficina devido a um sinistro, por exemplo? Solicitar a um consultor da Galeão Corretora de Seguros. no momento da negociação, é a maneira mais simples de ter um carro reserva no plano do seu seguro.
Ao contratar o plano com a cobertura de carro reserva, ele incluirá dias de utilização para essas situações. Quem usa o veículo diariamente e não pode nem pensar em ficar sem automóvel para locomoção, solicitar a inclusão desta cobertura é fundamental. Excluir a cobertura de carro reserva é muito pouco perto do gasto que você poderá ter.
Mas, como eu peço carro reserva no seguro?
Na hora de fechar o seguro do seu veículo ou quando estiver fazendo a cotação, solicite esse adicional ou analise se a cobertura contratada já oferece esse serviço. Não são incomuns os planos que já oferecem carro reserva.
Contratando o seu seguro com a Galeão Corretora de Seguros, você consegue fazer uma cotação em um plano exclusivo para você, optando até pelos dias que deseja contratar o carro reserva.
Por que eu devo contratar um carro reserva para o meu seguro?
Claro que ninguém gosta de pensar que pode passar por algum acidente e ficar sem o carro. Mas, para amenizar a situação e garantir que o segurado não fique desamparado e sem veículo, o seguro com a cobertura de carro reserva garante que você tenha tranquilidade enquanto o seu veículo não está disponível ou ainda não tenha recebido a indenização.
Carro reserva não serve apenas para quando o veículo está sendo consertado em casos de batidas ou colisões, conhecidos como perdas parciais. Quando há roubo, furto ou mesmo uma perda total, o segurado também pode solicitar a utilização do carro reserva nos dias determinados na apólice.
A economia da contratação de um carro reserva é muito pouco perto dos gastos que você pode ter.
Se eu já tenho seguro, mas não inclui carro reserva, o que eu devo fazer?
Nesse caso, se você já contratou um seguro auto, mas a cobertura não estava incluída na apólice, entre em contato com o corretor responsável e solicite a inclusão do carro reserva. Será necessário que você faça um endosso na sua apólice.
Endosso, para quem não sabe, é o documento pelo qual são feitas as alterações na sua apólice do seguro. Também é conhecido como aditivo do contrato de seguro. Com um endosso, formaliza-se, oficialmente junto às seguradoras e corretoras, as modificações no seu seguro necessárias ao longo da vigência, como a inclusão de coberturas, neste caso, a adição de um carro reserva.
Há exigências para ter carro reserva no seguro?
Para que o segurado tenha direito ao carro reserva, é uma exigência de todas as locadoras que o condutor principal tenha, no mínimo, 2 anos de habilitação, seja maior de 21 anos e possua um cartão de crédito ou cheque para deixar como caução no ato da retirada do veículo. Esse é um procedimento independente de qualquer seguradora ou da Galeão Corretora de Seguros.
Caso você siga todas essas normas impostas pelas locadoras de veículos, não há nenhuma outra restrição para solicitar o carro reserva no seguro.
Como funciona a Galeão Corretora de Seguros?
A Galeão Corretora de Seguros é uma corretora online, com foco em atendimento humano, que oferece diversos tipos de seguros aos clientes, como: seguro auto, residencial, vida e acidentes pessoais. No âmbito profissional, trabalhamos ainda com seguro de vida, saúde, odontológico, além dos que são focados em pequenas e médias empresas. No entanto, mais do que oferecer cotação de seguro auto e de outros produtos, a Galeão Corretora de Seguros se consolida e cresce a cada ano no mercado devido a excelência no atendimento.
As cotações são feitas totalmente online. Você escolhe qual tipo de seguro deseja cotar, preenche com os dados necessários para que possamos encaminhar propostas com preços e planos de acordo com o seu perfil. Depois disso não precisa mais se preocupar com nada: enviaremos a você os resultados por e-mail, rápido, sem burocracia e tudo a um clique. Um consultor também entrará em contato para explicar detalhadamente a proposta. E se tiver dúvidas antes de nós ligarmos, o nosso telefone, (11) 94004-8538, estará disponível, de segunda a sexta, das 8h às 21h, aos sábados das 10h às 16h, exceto quando há feriados nacionais.
Profissionais qualificados para ajudar na cotação de seguro e nos desdobramentos das negociações
Atualmente, contamos com um grande grupo de pessoas para prestar todo atendimento que for necessário. São quase 500 funcionários focados na qualidade, o que facilita muito o processo de cotação e contratação de um seguro. O fato de sermos uma corretora com diversidade no atendimento, com possibilidade de contato via e-mail, telefone, chat ou SMS, auxilia a satisfação dos clientes, que, atualmente, é de 99,8%.
Em caso de dúvidas sobre os valores ou seguros oferecidos, temos uma consultoria telefônica detalhada sobre os produtos e coberturas esclarecendo todos os questionamentos que possam surgir durante a contratação.
Pós-venda para dar suporte após o fechamento
Mais do que um amparo na hora de negociar e fechar o seu seguro, durante todo o ano de vigência da sua apólice estamos à disposição para ajudá-lo em qualquer eventualidade, desde um simples endosso, até em casos de sinistros que resultem em perda total ou parcial, roubos, furtos, assistências 24 horas etc.
Por isso valorizamos tanto o atendimento como o nosso maior diferencial. Vender seguros muita gente vende, mas atender com agilidade, qualidade, rapidez e eficiência são características marcantes de uma empresa que pensa nos clientes, assim como a Galeão Corretora de Seguros.
A Galeão Corretora de Seguros faz muito mais do que vendas de seguros online
Você tem alguma dúvida sobre seguros? A Galeão Corretora de Seguros vai te ajudar! Você quer cotar um seguro para um carro que vai comprar futuramente? A Galeão Corretora de Seguros te atende com a mesma qualidade de quem compra um seguro com urgência!
Mais do que vender seguros, se importar com a satisfação do cliente faz parte da nossa essência. Isso, juntamente com nossa missão de facilitar a vida daqueles que buscam seguros, ajuda a entender como a Galeão Corretora de Seguros funciona.
Em quanto tempo minha apólice é cancelada por falta de pagamento?
Contratar um seguro auto com a Galeão Corretora de Seguros lhe dá a possibilidade de negociar o pagamento da forma que mais lhe convir, seja ele por boleto bancário, débito em conta ou cartão de crédito. Algumas formas de pagamento, como cartão de crédito e débito em conta são mais indicadas pelo fato da probabilidade do esquecimento do pagamento seja quase nula, afinal, o processo torna-se automático.
O parcelamento do seguro também é possível na Galeão Corretora de Seguros Seguros . A quantidade de vezes depende da seguradora escolhida: cada uma tem a sua própria regra.
Vale mencionar que é importante manter o pagamento do seguro em dia, pois na falta de pagamento de uma ou mais parcelas, você pode perder a cobertura do seu carro com base na Tabela de Prazo Curto.
Como funciona o prazo para o cancelamento da apólice?
Após o dia de vencimento de sua apólice, em média, as seguradoras permitem 15 dias para você fazer a regularização do pagamento, mas com uma cobrança de juros.
Passado esse prazo limite para a efetuação do pagamento, a seguradora cancela a apólice e não há como reabilitá-la. Neste caso será necessário fazer um novo seguro para ter cobertura novamente.
Caso o pagamento seja efetuado no último dia do prazo limite, as seguradoras esperam em média 3 a 5 dias para haver a compensação do valor. É importante lembrar que o segurado tem a possibilidade de alterar o vencimento de sua parcela, mas não tem condições para mudar o número de parcelas escolhidas. Depois de fechar o seguro, não é permitido a alteração na quantidade.
Atente-se na forma de pagamento de seu seguro para não correr risco de perder a sua cobertura
O que é condutor adicional?
Essa é uma das coberturas mais importantes para serem mencionadas em uma negociação de seguro auto: o condutor adicional. É um dos fatores que podem alterar o preço do seguro do veículo por ser uma análise diretamente ligada ao risco de sinistralidade, principalmente no que diz respeito a colisões.
O condutor adicional, é importante ressaltar, que é qualquer pessoa que vá dirigir o carro, pelo menos, uma vez por semana.
Condutores adicionais entre 18 e 25 anos, por exemplo, tendem a gerar um custo mais elevado na precificação, pois o índice de sinistros desse tipo de público é muito maior do que de pessoas com mais tempo de habilitação.
Não é incomum conhecer casos de pessoas que tentam enganar as seguradoras e colocam somente o nome da esposa ou mãe, por exemplo, de modo que o preço fique reduzido. Assim, não avisam que haverá um condutor adicional, e certamente terão problemas caso aconteça algum sinistro. Como houve omissão de informação, as seguradoras estão no direito de recusar a realização do pagamento da indenização. Sempre que fizer uma cotação de seguro auto, passe todas as informações, inclusive a do condutor adicional, e seja claro: quem utilizará o carro com mais frequência e se haverá alguém que dirigirá o carro, pelo menos, uma vez por semana.
O carro reserva vai ser igual ao meu carro?
Ao contratar um seguro auto, a opção de contratação de diversas coberturas é um dos grandes benefícios para os segurados. É difícil de prever possíveis imprevistos, por isso, quanto mais coberto você estiver, melhor e mais benéfico será. Além de opções de proteção contra roubo, furto, batidas, as seguradoras também podem oferecer aos assegurados a cobertura de carro reserva, muito importante para quem não pode, nem pensar, ficar sem carro por um dia.
A cobertura de carro reserva tem o intuito principal de deixar o segurado com um meio de transporte quando o seu veículo, caso haja um problema, ficar indisponível por conta de sinistros, como: roubo, furto ou colisões. A seguradora disponibiliza para o segurado um carro alugado, que poderá ser usado pelo tempo determinado na apólice do seguro caso haja a contratação no fechamento no negócio. Por isso, se você acha indispensável a contratação, solicite no momento da negociação para que essa cobertura seja incluída.
O carro reserva é do mesmo modelo que o meu carro?
O carro que é disponibilizado na cobertura, não será necessariamente igual ao que você tem. As seguradoras disponibilizam carros básicos para a reposição de veículos enquanto você ainda não foi ressarcido ou enquanto o veículo está sendo consertado.
Algumas seguradoras podem oferecer um veículo melhor, de um modelo igual ou superior ao seu, mas isso também será incluído como valor adicional no momento de fechar o seguro. Os carros que são incluídos na cobertura, em geral, são básicos e populares.
Por que contratar a cobertura de carro reserva?
Entre as coberturas disponíveis, a de carro reserva mostra-se vital para quem usa o veículo para ir ao trabalho, faculdade, buscar filhos na escola, fazer compras no mercado, entre outras atividades do cotidiano.
No momento de fechar negócio com a Galeão Corretora de Seguros, é possível escolher por quantos dias pretende ficar com o carro reserva. É importante se atentar ao prazo que deseja ficar com o carro, pois independentemente do caso, você não poderá ficar mais tempo do que o contratado. Por exemplo: se você contratou o carro por 7 dias, mas o conserto dos estragos do seu carro irá demorar 15 dias, você só terá o direito a cobertura nos primeiros 7 dias. O restante não faz parte da cobertura.
As seguradoras também não permitem que você aumente o tempo de carro reserva depois da abertura de sinistro. Qualquer alteração na apólice deve ser feita antes de acontecer um sinistro ou depois que ele acontecer, em casos de perdas parciais.
O que é endosso de seguro?
Endosso é o documento pelo qual são feitas as alterações na sua apólice do seguro quando necessário. Também, em termos mais técnicos, é conhecido como aditivo do contrato de seguro. Por meio do endosso, irá ser formalizado e efetivado todas as modificações no seu seguro necessárias ao longo da vigência. Esse é um dos casos que o preço do seguro pode sofrer algum tipo de alteração.
De modo geral, endosso é quando ocorre uma transferência de propriedade de título, independentemente do ramo. Já endosso de seguro é quando há necessidade de fazer alguma alteração nos dados incluídos na apólice de seguro. Ou seja: você mudou de endereço residencial? Precisa fazer um endosso. Trocou de carro? Precisa fazer um endosso.
E para garantir que você esteja protegido, fazer um seguro auto é essencial para manter o seu bem resguardado em casos de batidas, colisões, incêndios, danos da natureza, que ocasionem perdas parciais ou perdas totais.
Quando eu devo fazer o endosso do seguro?
A opção em realizar um endosso seguro acontece em alguns momentos na inclusão ou exclusão de coberturas, por exemplo: deseja incluir carro reserva, retirar uma cobertura de vidros, acrescentar guincho ilimitado, entre outras. Também é necessário fazer um endosso no seguro quando há mudança de modelo do carro, seja para um mais caro ou mais barato, quando há mudança de endereço residencial ou comercial, ou qualquer outra alteração que seja significante na apólice ou impacte diretamente na cobertura ou nos riscos. Esses são apenas alguns exemplos de situações onde é necessário fazer um endosso na sua apólice. Caso tenha dúvida, entre em contato com a Galeão Corretora de Seguros pelo (11) 94004-8538 que iremos lhe dar todo suporte necessário para esta ação.
Temos um horário de atendimento flexível e que busca satisfazer a necessidades de todos os clientes que desejem entrar em contato com a gente para as mais diversas situações, como um endosso do seguro. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou sábado das 10h às 16h, exceto quando há feriados nacionais. Se não quiser ligar, acesse a nossa página do Fale Conosco e confira todas as formas de contato.
Eu terei que pagar pelo endosso do seguro?
Normalmente, endossos ocasionam alterações no valor do seguro, pois há uma mudança no risco calculado inicialmente. Essa alteração de valor pode ser para mais ou para menos, dependendo do que foi solicitado.
Em casos de mais coberturas ou mudanças que inflacionem o preço, será necessário pagar a diferença. Já em casos de exclusões de coberturas ou alterações que diminuam o preço, a seguradora faz a devolução do dinheiro já pago.
Alguns exemplos de endosso de seguro: mudar de uma região com maior índice de roubos para uma região com menor índice pode gerar uma devolução de valores para o segurado da mesma forma que fazer o processo inverso pode resultar no aumento do preço.
No entanto, há também endossos que não geram diferenças de valores, como simples alterações que não afetam o diretamente risco, como: correção do nome do cliente que pode estar com erros de digitação, correção da cor do veículo, numeração do documento etc.
Mantenha a corretora e a seguradora atualizadas sobre suas informações
É extremamente importante manter a seguradora e a corretora, no caso, a Galeão Corretora de Seguros, informada sobre qualquer mudança que haja no seu perfil, pois para que a cobertura do seu seguro esteja válida, todas as informações devem estar atualizadas.
Por isso, se tiver dúvidas em relação a qualquer alteração, é importante entrar em contato para auxiliarmos no seu caso.
O que é Franquia de Seguro?
Contratou um Seguro Auto, teve uma perda parcial e precisou usar a franquia do seguro, mas não sabe o que é? A franquia de seguro é a participação financeira obrigatória do segurado para ajudar a seguradora a arcar com os custos de determinado conserto. Esse mesmo conceito aplica-se caso você tenha um sinistro com a sua residência.
O valor da franquia estará discriminado em sua apólice. Esse montante é definido previamente, com o seu corretor de seguros, para te deixar ciente do quanto você terá que pagar caso ocorra algum tipo de acidente.
Como funciona a franquia de seguro?
Para entender melhor o funcionamento da franquia, vamos desenhar uma situação: você tem uma apólice de Seguro Auto cuja franquia foi estipulada em R$ 2.000. Durante o período de vigência, você se envolveu em uma colisão que danificou o seu automóvel e ele precisará passar por reparos.
Se o conserto do veículo estiver orçado em R$ 7.000, por exemplo, você paga o valor da franquia do seguro, que são os R$ 2.000, e a seguradora arca com os outros R$ 5.000. Lembrando que esse é um exemplo. O valor da franquia é diferente para todos os casos. Para saber quanto custará a sua franquia, além do preço do seguro, entre em contato com a Galeão Corretora de Seguros.
Também é importante mencionar que o pagamento da franquia de seguro é feito diretamente à oficina ou ao profissional que realizou o conserto. Nem a seguradora nem a corretora devem receber os valores e realizar essa intermediação.
Quando a franquia deve ser paga?
Ao contratar o seguro, uma das principais dúvidas é sobre o pagamento da franquia e em qual momento o segurado deverá pagá-la – caso necessário.
Abaixo estão as situações de sinistros em que a franquia deve ou não ser paga.
Perda total
Não deve haver pagamento de franquia em caso de perda total! Quando há esse tipo sinistro, no qual o veículo é considerado irrecuperável ou com danos acima de 75% do seu valor, você não precisa pagar a franquia de seguro.
Você terá o direito a ser ressarcido de acordo com a Tabela Fipe do mês vigente e não precisa realizar nenhum pagamento – a menos que você não tenha quitado o pagamento do seguro. Se o seu carro for roubado ou furtado e não for recuperado, também não é preciso pagar franquia.
Perda parcial
Aqui há a necessidade de fazer o pagamento da franquia do seguro. Em um sinistro parcial, quando os danos do veículo são inferiores a 75% do valor, é necessário fazer o pagamento da franquia para que o conserto seja realizado.
Independentemente do valor do conserto do carro, o segurado só terá que arcar com o custo da franquia. Por mais que o seu carro valha, por exemplo, R$ 40 mil e o valor para arrumar seja de R$ 20 mil, o custo a ser pago pelo segurado se resume ao valor da franquia. O restante dos custos fica totalmente por conta da seguradora.
Sinistro com terceiros
Neste caso também não há necessidade de pagamento da franquia. Se a sua apólice tem contratada uma cobertura para terceiros e você colidiu com outro carro, o conserto fica por conta da seguradora de acordo com o valor da cobertura contratada.
Mas se nessa batida o seu carro apresentar muitos danos e você quiser repará-lo, terá que pagar a franquia.
Quais são os tipos de franquia de seguros?
Entender quais são os tipos de franquia de seguro é fundamental, pois isso pode te ajudar no momento da contratação.
Franquia Básica
Neste tipo de franquia, o segurado deve contribuir financeiramente nos prejuízos que são indenizáveis de acordo com a apólice, como explicamos acima. O valor a ser contribuído estará descrito na apólice.
A franquia de seguros básica é a que, provavelmente, você deve ter na sua apólice, pois é mais comum.
Franquia Reduzida
Quem opta pela franquia reduzida paga 50% do valor da versão básica. No entanto, por conta da redução da franquia, o valor do seguro é mais alto. Peça para que o seu corretor faça o cálculo e veja se, para o seu caso, vale a pena.
Franquia Majorada
Esse tipo de franquia já não é tão comum, mas é possível de ser contratada. Caso você se garanta como um ótimo motorista, essa franquia pode ser perfeita. Esse modelo de franquia, a majorada, tem um valor acima da franquia normal, o que impacta em um valor de seguro mais baixo.
Esse tipo de franquia é indicado para pessoas que não saem muito com o veículo ou que têm um histórico muito baixo de sinistros. Para um motorista de aplicativo, como o Uber, por exemplo, a majorada pode ser um grande risco. Agora, se você usa os carros somente aos finais de semana, um ou duas vezes, pode ser uma opção para baratear o custo do seguro.
O que é perda total?
Utilizar o seguro realmente não é o que as pessoas esperam ao contratá-lo, mas, às vezes, é algo que foge do nosso alcance. Por isso, entender todas as terminologias do seguro é muito importante para que não reste nenhuma dúvida quando for necessário usá-lo. Já falamos um pouco sobre as perdas parciais em um sinistro, mas o que acontece quando ocorre a perda total do carro? Quando é determinado que o carro deu perda total?
Ao contratar o seu seguro com a Galeão Corretora de Seguros, nós lhe daremos todo o suporte e as informações, além de apoio em todo o processo de sinistro no contato com as seguradoras. Cote o seu seguro com a Galeão Corretora de Seguros pelo telefone (11) 94004-8538
Afinal, o que é perda total?
No caso de seu veículo sofrer algum acidente e os valores de reparo superarem 75% do valor do carro, ele terá sofrido uma perda total.
Imagine a seguinte situação: se o seu carro de R$ 100 mil sofre um acidente, mas ao levá-lo para o conserto ou para a perícia da seguradora, os valores de reparo superam R$ 75 mil, significa que os estragos foram muito grandes e não compensaria mais arrumá-lo. Neste caso, a seguradora considera que o carro não tem mais conserto e devolve o valor integral da Tabela Fipe vigente do mês.
Em quanto tempo eu recebo a indenização em caso de perda total?
Após a entrega de todos os documentos, a seguradora tem um prazo de 30 dias, determinado pela SUSEP, para realizar o pagamento. O prazo para análise dos documentos varia de seguradora para seguradora: umas pedem 48 horas, 72 horas, 5 dias... Mas, se tudo estiver ok, a seguradora fará o pagamento contando o dia em que você realizou a entrega dos documentos.
No entanto, para que o pagamento da indenização seja feito, todos os documentos precisam estar em ordem. Se a seguradora pediu 10 documentos e você esqueceu de mandar um, vai passar o prazo de análise e ela começa a contar mais 30 dias após a data da entrega do documento que estava faltando. Portanto, ao mandar os documentos para a seguradora, certifique-se de que tudo está correto.
E se a perda for parcial, o que acontece?
Já no caso da perda parcial, quando o veículo sofre danos em que os custos de reparação não atingem 75% do valor indicado na Tabela Fipe, ainda há conserto e você terá o seu veículo arrumado após uma vistoria.
Vamos exemplificar usando a mesma situação usada acima para a perda total: você tem um carro que vale R$ 100 mil na Tabela Fipe, e sofre um acidente com danos que precisam passar por uma vistoria para identificação da situação do carro. Ao levar para o conserto, o valor para arrumar os danos do veículo é de R$ 50 mil. Isso significa que o carro sofreu uma perda parcial, pois o valor atingido não superou os 75% da Tabela Fipe.
O que é um seguro com perfil e um sem perfil?
Na hora de cotar o seguro do seu carro, há uma diferença entre o seguro com perfil e o seguro sem perfil. Para entender um pouco mais sobre os dois tipos de seguro e entender qual atenderá as suas necessidades, veja mais abaixo.
Seguro com perfil
O seguro com análise de perfil consegue uma personalização mais adequada, pois entende todos os pontos importantes que precisam estar no seguro auto, como: sexo, idade do condutor principal, condutores adicionais, CEP de circulação, CEP de pernoite, entre outras informações relevantes para precificação.
Quem quiser contratar um seguro com perfil e personalização adequada, faça uma cotação online com a Galeão Corretora de Seguros. Se quiser, ligue agora para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.
Seguro sem perfil
Fazer um seguro sem perfil é uma possibilidade que os segurados têm no momento da cotação. Antigamente, todos os seguros eram sem perfil, mas com o passar dos anos e com a sofisticação de técnica das seguradoras, opções mais adequadas e personalizadas foram sendo criadas.
O seguro sem perfil é um produto que usa as informações básicas do cliente e do veículo e não consegue passar a personalização específica. Atualmente, os seguros sem perfil mais conhecidos são os que cobrem somente roubo e furto.
Caso ainda reste dúvidas, entender a diferença entre seguro completo e seguro auto roubo é importante. O seguro completo, ou seguro compreensivo, é aquele que oferece as principais coberturas para o seu veículo, como proteção contra colisões, roubo, furto e danos da natureza. Tudo isso vai estar indicado na apólice no momento da contratação e, no momento do fechamento, o consultor precisa passar todas essas informações. Apesar de ser “completo” o seguro pode não ter algumas coberturas, como carro reserva, cobertura de vidros, danos morais, danos corporais, danos a terceiros, etc. Essas são coberturas adicionais que, dependendo da seguradora, pode estar contemplada ou não no pacote. Caso não estejam, é possível solicitar a inclusão durante a negociação com a corretora de seguros. Já o seguro auto roubo é focado somente na indenização de sinistros que envolvam roubo ou furto do veículo.
Quando é feito um seguro sem perfil, o segurado interessado nesse produto tem o carro protegido contra furto e roubo por pequenos valores mensais. Dentro da análise do seguro sem perfil, é levado em consideração outras informações, como o modelo, ano e marca do veículo
E para quem estiver interessado em contratar um seguro sem perfil, entre em contato com a Galeão Corretora de Seguros e fale com um de nossos consultores.
Se o segurado tiver o carro roubado ou furtado e tiver contratado o seguro sem perfil, ele receberá a indenização de acordo com o valor da Tabela FIPE do mês vigente. Isso garante mais segurança ao cliente, ainda mais os que usam pouco o carro e precisam de uma proteção mais reduzida e que atenda exatamente essas necessidades.
O que é perda parcial?
Perda parcial é quando o veículo sofre danos em que os custos de reparação não atingem 75% do valor indicado na Tabela Fipe. Vamos exemplificar para deixar uma situação mais clara: você tem um carro que vale R$ 100 mil na Tabela Fipe e ele sofre um acidente com alguns danos que precisam passar por uma vistoria para identificação da situação do carro. Ao levar para o conserto, o preço para arrumar os danos do veículo foi de R$ 50 mil. Isso significa que o carro sofreu uma perda parcial, pois o valor atingido não superou os 75% da Tabela Fipe de Carros.
No entanto, caso o valor ultrapasse R$ 75 mil, o veículo entrará em outra categoria, a de perda total. Imagine a mesma situação descrita no parágrafo acima: se o seu carro de R$ 100 mil, segundo a Tabela Fipe de Carros, sofre um acidente, mas, ao levá-lo para o conserto, os valores de reparo superam R$ 75 mil, significa que os estragos foram muito grandes e não compensaria mais arrumá-lo. Neste caso, a seguradora considera que o carro não tem mais conserto e devolve o preço Fipe integral.
Há algum lugar certo para fazer o conserto do carro após uma perda parcial?
No caso de uma batida com perda parcial, é você quem vai decidir se quer utilizar uma oficina credenciada da seguradora ou uma oficina de sua confiança. Mas, caso opte por uma oficina já conhecida por ter realizado outros serviços para você, é necessário que a seguradora aprove o orçamento proposto e que o local trabalhe com a sua seguradora, independentemente de qual for.
Mas, como seu corretor, a Galeão Corretora de Seguros indica utilizar a rede credenciada das seguradoras por diversos motivos, que, obviamente, trarão benefícios para você: as oficinas credenciadas passam por um controle de qualidade da companhia que garante um serviço de qualidade. Além disso, tanto a vistoria do veículo quanto a liberação dos reparos são mais rápidas na rede de oficinas credenciadas. Incluindo mais alguns benefícios, diferente desses pontos, as seguradoras dão algumas vantagens para quem opta por usar a sua rede de oficinas. Alguns exemplos são: desconto na franquia, ou seja, você pode pagar menos do que está descrito na apólice, mais dias de carro reserva, etc. Vale ressaltar que cada benefício depende, também, da seguradora do seu carro e até mesmo qual o tipo de seguro que você contratou no início da apólice.
Na perda parcial, eu tenho que pagar alguma coisa?
Sim, se você acionar o seguro para consertar o seu carro em caso de perda parcial, você precisará custear uma parte, a da franquia do carro, prevista na apólice de seguro.
Franquia, para quem ainda não está familiarizado com o tema, é o valor fixado na apólice que representa a participação do segurado nos prejuízos resultantes de cada sinistro de perda parcial.
As franquias aplicadas no seu seguro do carro são “dedutíveis”, ou seja, significa que a indenização a ser paga pela seguradora corresponde ao valor total dos prejuízos, deduzindo-se o valor da franquia.
O que é necessário para realizar a vistoria do meu veículo após a batida?
A contratação de um seguro auto é muito importante para a proteção do veículo em casos de roubos, furtos e batidas. Por isso, ao optar por segurar o carro, o motorista se resguarda em diversas situações. Mas e se houver uma batida, o que fazer? Após sofrer uma batida ou colisão, o segurado terá que fazer uma vistoria do veículo para que a seguradora possa analisar os danos causados e determinar se foi um caso de perda parcial ou perda total.
Como o processo para a realização da vistoria e conserto do carro pode gerar algumas dúvidas, entender o passo a passo do que fazer e quais documentos serão necessários ajuda a agilizar tudo.
É muito importante que a entrega dos documentos seja rápida e completa, pois o prazo de pagamento da indenização, em casos de perda total, começa a valer após o recebimento de todos documentos exigidos pela seguradora. Após a entrega de todos os documentos, a seguradora tem um prazo de 30 dias, determinado pela SUSEP, para realizar o pagamento.
O que fazer após ter batido o meu carro?
Primeiramente, entre em contato com a sua seguradora informando o ocorrido, quem foi o culpado e se há terceiros envolvidos no acidente. Você também pode ligar para a corretora Galeão Corretora de Seguros através do número (11) 94004-8538 para lhe auxiliar no passo a passo e encaminhar o seu caso para a seguradora
E se houver terceiros envolvidos na batida do carro?
Caso haja terceiros envolvidos no acidente, será necessário o recolhimento de alguns documentos básicos, como RG, CPF, endereço, CRLV (documento do veículo) e telefone.
Nesse momento vai ser de seu critério escolher qual será a oficina que realizará o conserto, pode ser em oficinas credenciadas pela seguradora ou oficinas de confiança.
O conserto será realizado em algum lugar específico?
A importância de escolher as oficinas referenciadas se dá pelo fato delas serem avaliadas pelas seguradoras e terem um controle de qualidade para realizar o conserto da melhor forma possível, num prazo justo.
As oficinas que são referenciadas também oferecem outros serviços, como revisão e liberação dos reparos com mais rapidez, sem mencionar o fato de que as seguradoras concedem benefícios quando o segurado escolhe a oficina referenciada.
O que é necessário para realizar a vistoria?
Em relação aos documentos, é necessário número do sinistro que será passado pela seguradora, além de alguns documentos que podem variar de acordo com cada seguradora. O importante nesta etapa é manter a agilidade no envio para tornar o processo mais eficiente.
E se a minha batida resultar em perda total?
Já em casos de perda total, geralmente são exigidos os seguintes documentos:
- Boletim de Ocorrência da Polícia Militar;
- Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (no caso de acidente com vítima, como: atropelamento);
- D.U.T. (Documento Único de Transferência);
- C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);
- Comprovante de residência;
- CPF;
- RG;
- Para veículos alienados (financiamento, consórcio ou leasing): Cópia da última parcela paga para a financeira.
E se a minha batida resultar em perda parcial?
Agora, em casos de perda parcial, geralmente os documentos exigidos são esses:
- Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (quando necessário);
- Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (se houver vítima);
- D.U.T. (Documento Único de Transferência);
- C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação).
Por ser uma batida com perda parcial, o motorista deverá pagar a franquia, a parte da contribuição para a reposição do que precisou ser arrumado. Ele pode fazer o pagamento da franquia na própria oficina.
Quando ocorre a PT (perda total), o segurado não precisa fazer o pagamento da franquia, apenas se houver parcelas do seguro em aberto, que precisarão então ser quitadas.
O que é necessário para realizar a vistoria do meu veículo após a batida?
A contratação de um seguro auto é muito importante para a proteção do veículo em casos de roubos, furtos e batidas. Por isso, ao optar por segurar o carro, o motorista se resguarda em diversas situações. Mas e se houver uma batida, o que fazer? Após sofrer uma batida ou colisão, o segurado terá que fazer uma vistoria do veículo para que a seguradora possa analisar os danos causados e determinar se foi um caso de perda parcial ou perda total.
Como o processo para a realização da vistoria e conserto do carro pode gerar algumas dúvidas, entender o passo a passo do que fazer e quais documentos serão necessários ajuda a agilizar tudo.
É muito importante que a entrega dos documentos seja rápida e completa, pois o prazo de pagamento da indenização, em casos de perda total, começa a valer após o recebimento de todos documentos exigidos pela seguradora. Após a entrega de todos os documentos, a seguradora tem um prazo de 30 dias, determinado pela SUSEP, para realizar o pagamento.
O que fazer após ter batido o meu carro?
Primeiramente, entre em contato com a sua seguradora informando o ocorrido, quem foi o culpado e se há terceiros envolvidos no acidente. Você também pode ligar para a corretora Galeão Corretora de Seguros através do número (11) 94004-8538 para lhe auxiliar no passo a passo e encaminhar o seu caso para a seguradora
E se houver terceiros envolvidos na batida do carro?
Caso haja terceiros envolvidos no acidente, será necessário o recolhimento de alguns documentos básicos, como RG, CPF, endereço, CRLV (documento do veículo) e telefone.
Nesse momento vai ser de seu critério escolher qual será a oficina que realizará o conserto, pode ser em oficinas credenciadas pela seguradora ou oficinas de confiança.
O conserto será realizado em algum lugar específico?
A importância de escolher as oficinas referenciadas se dá pelo fato delas serem avaliadas pelas seguradoras e terem um controle de qualidade para realizar o conserto da melhor forma possível, num prazo justo.
As oficinas que são referenciadas também oferecem outros serviços, como revisão e liberação dos reparos com mais rapidez, sem mencionar o fato de que as seguradoras concedem benefícios quando o segurado escolhe a oficina referenciada.
O que é necessário para realizar a vistoria?
Em relação aos documentos, é necessário número do sinistro que será passado pela seguradora, além de alguns documentos que podem variar de acordo com cada seguradora. O importante nesta etapa é manter a agilidade no envio para tornar o processo mais eficiente.
E se a minha batida resultar em perda total?
Já em casos de perda total, geralmente são exigidos os seguintes documentos:
- Boletim de Ocorrência da Polícia Militar;
- Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (no caso de acidente com vítima, como: atropelamento);
- D.U.T. (Documento Único de Transferência);
- C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);
- Comprovante de residência;
- CPF;
- RG;
- Para veículos alienados (financiamento, consórcio ou leasing): Cópia da última parcela paga para a financeira.
E se a minha batida resultar em perda parcial?
Agora, em casos de perda parcial, geralmente os documentos exigidos são esses:
- Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (quando necessário);
- Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (se houver vítima);
- D.U.T. (Documento Único de Transferência);
- C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação).
Por ser uma batida com perda parcial, o motorista deverá pagar a franquia, a parte da contribuição para a reposição do que precisou ser arrumado. Ele pode fazer o pagamento da franquia na própria oficina.
Quando ocorre a PT (perda total), o segurado não precisa fazer o pagamento da franquia, apenas se houver parcelas do seguro em aberto, que precisarão então ser quitadas.
O que é um sinistro?
Sinistro é uma ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e esteja especificado na apólice. Basicamente, sinistro é quando você bate o seu carro de forma involuntária e havia sido contratado a cobertura para colisões, por exemplo. Ou quando o seu carro é furtado ou roubado e isto também estava previsto na apólice.
Por outro lado, se o seu carro é roubado e você não contratou a cobertura para roubo ou furto, o evento ocorrido (o roubo do veículo, neste caso) não pode ser considerado um sinistro, pois os prejuízos não estarão cobertos pelo seguro.
Quando ocorre um sinistro, há duas maneiras de receber a indenização da seguradora, são elas a indenização parcial ou indenização integral. O critério objetivo para classificar um sinistro como perda parcial ou perda total é o seguinte: se o valor para o conserto for inferior a 75% do valor do veículo, é considerado perda parcial. E se o valor dos reparos for igual ou maior que 75% do valor do veículo, é caracterizado como perda total. Veículos segurados que são roubados ou furtados e que não forem localizados são indenizados integralmente. Por outro lado, se o seu veículo foi roubado e antes de você ser indenizado o carro for localizado com danos, neste caso será feita a mesma análise se o valor do conserto atinge ou não 75% do valor do veículo.
Com relação às perdas parciais, as seguradoras tentam ao máximo agilizar o processo para ajudar o segurado, por isso, costumam firmar parcerias com oficinas e fornecedores credenciados para atendimento aos carros sinistrados e perda parcial. Essas prévias negociações resultam em descontos vantajosos para as partes envolvidas, seguradora e segurado. Os valores da franquia, nestes casos, podem ganhar boas porcentagens de desconto. Vale entrar em contato com a sua seguradora e saber se ela dispõe de algum tipo de parceria com oficinas, caso seja necessário o conserto do seu carro.
O que é sinistro com perda parcial?
Quando ocorre um sinistro, como citado anteriormente, há dois tipos de acontecimentos: com perdas parciais e perdas totais. A indenização parcial acontece quando os danos que o carro sinistrado sofreu sejam passíveis de conserto, ou seja, ainda pode ser encaminhado para reparo em uma oficina.
Vale lembrar que a seguradora considera perda parcial quando os danos de um sinistro podem ser consertados por um valor abaixo de 75% da avaliação do carro, do contrário, passa para a ser configurado como perda total. Para isso, é feito uma vistoria.
Assim, quando o carro é configurado como uma perda parcial, há uma avaliação para verificar o custo para o conserto dos danos e onde ele será consertado. A seguradora irá se responsabilizar pelo reparo do veículo, ficando o segurado responsável pelo pagamento da franquia, que é a participação do segurado nos prejuízos. Essa informação pode ser encontrada na sua apólice de seguro.
O que é sinistro com perda integral?
Agora, quando os danos do veículo foram muito graves, e o custo for superior a 75% do valor do veículo, a seguradora arcará com o prejuízo integral do carro, afinal, o carro sinistrado foi configurado como perda total.
O que faz uma corretora de seguros?
As corretoras de seguro intermedeiam a relação entre segurados e seguradoras, prestando assessoria para que tudo que esteja presente no contrato de seguro seja cumprido. Pode-se afirmar que as corretoras de seguro são as representantes oficiais dos clientes juntos às seguradoras. Além disso, corretoras de seguros qualificadas, como é o caso da Galeão Corretora de Seguros possuem amplo conhecimento de termos e cláusulas específicas dos produtos e atendimento ao cliente que facilita o entendimento e a escolha do melhor seguro para cada caso.
A corretora de seguros é necessária na contratação de um seguro
Caso você queira contratar um seguro, independentemente de qual modalidade, é necessário a presença de uma corretora de seguros pessoa jurídica ou de um corretor de seguros pessoa física, que são empresas e profissionais legalmente autorizados pela SUSEP para intermediar o processo.
A corretora de seguros vai estar ao lado do segurado fazendo um papel consultivo na hora da venda e, obviamente, após a negociação, oferecendo todo o suporte necessário. Algumas das principais atribuições da corretora de seguros são: analisar o perfil do cliente para indicar os planos mais adequados e fazer as devidas recomendações para uma apólice com as coberturas que irão suprir a necessidade do segurado e serviços atrelados, por exemplo, como no seguro auto: o guincho (reboque), a assistência 24 horas, o seguro contra terceiros, cobertura de vidros, entre outras. Também há a assessoria ao cliente, quando a corretora de seguros ajuda a escolher uma seguradora, levando em consideração todos os principais pontos, seja em questão de custo-benefício, coberturas e assistências. Uma boa corretora de seguros também deve orientar sobre renovações e adequar a apólice de seguro de acordo com as condições que foram sinalizadas pelo segurado.
Presta auxílio durante a vigência da apólice
Ao analisar o trabalho de uma corretora de seguros, considere o suporte e o acompanhamento que a empresa fará durante toda vigência da apólice, como em casos que será necessário a troca de informações, processo conhecido como endosso. Caso isso tenha ocorrido (mudança de informações na apólice), é importante que o segurado avise a corretora de seguros para realizar as alterações necessárias e mantê-lo seguro. Isso mostra a preocupação da corretora com a segurança do segurado.
Em casos de sinistros, a corretora de seguros de qualidade também irá fazer toda assessoria do processo juntamente à seguradora que será responsável pela indenização do valor, seja uma perda parcial ou numa perda total.
A Galeão Corretora de Seguros é uma corretora que se preocupa com tudo isso. E se quiser fazer uma cotação agora para conhecer os nossos serviços, basta ligar para (11) 94004-8538
O que é uma Apólice de Seguro?
Apólice de seguro é o documento onde constam todas as regras, condições e coberturas acordadas entre o segurado e a seguradora por intermédio de uma corretora de seguros, como a Galeão Corretora de Seguros, ou de um corretor. Quando concluir a negociação de seguro, seja ele auto, residencial, viagem ou vida, e todas as informações e pagamentos estiverem de acordo, é gerada uma apólice de seguro.
Esse contrato de seguro, denominado apólice, é a segurança e garantia, tanto do segurado como da seguradora, de que tudo que foi acordado na negociação seja cumprido à risca.
Na apólice de seguro, por exemplo, é informado que o segurado repassa à seguradora toda responsabilidade sobre os riscos que possam acontecer com o objeto segurado, como casa ou carro. Também há essa responsabilidade nos casos de vida ou APP (acidentes pessoais de passageiros).
Por outro lado, na apólice constam todos os deveres do segurado, que devem ser realizados para que não aconteça perda de direito. Um exemplo desse tipo de acontecimento é colocar o carro em risco ao enfrentar enchentes caso haja a possibilidade de ficar parado e esperar a água abaixar.
Apólice de seguro: tudo o que você precisa saber
A apólice é o contrato de seguro que formaliza a contratação, efetiva e oficial, do seguro, independentemente da modalidade (auto, residencial, viagem ou vida). Na apólice de seguro será possível encontrar as informações de todas as coberturas que foram contratadas.
Ou seja, no caso de um Seguro Auto, por exemplo, será possível identificar as coberturas básicas e as adicionais. Estará discriminado se há cobertura de roubo e furto, danos da natureza, carro reserva, cobertura de vidros, assistência 24 horas, guincho e quilometragem, entre outras – tudo, é claro, de acordo com o que foi contratado com o seu corretor. O mesmo vai servir para outros produtos e as respectivas proteções.
Além das especificações do que foi contratado no seguro, na apólice há também informações sobre os direitos e deveres do segurado e da seguradora. Nas condições gerais e especiais da apólice também devem constar todas as responsabilidades das duas partes para que todos estejam cientes do que deve ser feito ou não.
Informações adicionais encontradas na apólice
Prazo do seguro
O prazo de vigência do seguro também estará contido na apólice. Qualquer que seja o tipo de seguro contratado, ele terá um prazo determinado para começo e fim. Durante esse prazo (e com todos os pagamentos em dia), você ficará resguardado contra quaisquer acontecimentos que estiverem previstos na apólice de seguro.
Quando falamos de Seguro de Carro, o prazo de uma apólice tem duração de 12 meses a partir da data de início do contrato. A vigência começa às 00 horas da data estipulada no contrato de seguro e finaliza também às 00 horas do dia final. O Seguro para Casa também tem prazo anual.
Em caso de Seguro Viagem, por exemplo, a validade é diferente: ele dura da data de início da viagem até o dia do retorno do passageiro. Se o passageiro precisar voltar um dia após o fim da vigência do seguro, precisará entrar em contato com a seguradora para ajustar a cobertura.
Valor do prêmio, valor da franquia e valor da indenização integral
O valor do prêmio (quanto você pagou ou pagará pelo seguro) estará contido na apólice. Também será informada a forma de pagamento e/ou em quantas vezes o valor foi parcelado.
O valor da franquia, pagamento necessário somente em casos de perda parcial, estará indicado no documento. O mesmo serve para a franquia de vidros, carro reserva etc.
Por fim, o valor da indenização integral também estará informado na apólice. Nestes casos, o pagamento por parte da seguradora só acontece caso haja uma perda total. O valor será indicado de acordo com a Tabela FIPE do mês vigente.
Quanto demora para uma apólice ser emitida?
O prazo de emissão de uma apólice de seguro é de cerca de 15 dias após o início da vigência. Algumas seguradoras têm um prazo menor, mas, em média, é o tempo que a maioria delas informa ao cliente.
Isso não significa, por exemplo, que a sua proteção demorará 15 dias para se iniciar. Converse com o seu corretor para entender as regras de emissão e cobertura de acordo com a sua seguradora.
Quando uma apólice de seguro é cancelada?
O cancelamento de uma apólice pode se dar por alguns motivos. Listamos os mais importantes abaixo:
- Se você omitiu ou mentiu qualquer informação que influencie diretamente na aceitação do risco ou no preço, sua apólice pode ser cancelada;
- Declarações falsas também são passíveis de cancelamento por parte da seguradora;
- Se você ficar sem pagar o seguro, sua apólice é cancelada;
- Se você tiver uma perda total, após a seguradora realizar o pagamento da indenização integral a apólice é cancelada automaticamente;
- Se você não tem interesse em continuar com a apólice por motivos pessoais também há a possibilidade de cancelamento.
Onde o conserto do meu carro será realizado?
A contratação de um seguro se dá devido a vários motivos, entre eles, o perigo de ter o carro roubado, furtado ou mesmo se envolver em algum tipo de acidente que ocasione danos ao veículo. Dependendo do acidente, os problemas do carro podem ser tão graves que resultem em perda total. Mas, não é incomum as batidas ou sinistros se encaixarem na categoria de perda parcial. Neste caso, o seu carro será consertado e deixado como novo, principalmente pelo fato de que todas as peças substituídas são trocadas por outras novas e originais.
Mas onde é realizado o conserto do carro?
Se seu caso for de perda parcial, seu automóvel será consertado na mesma cidade onde foi adquirido; em uma das concessionárias do Grupo Faberge: Mogi das Cruzes, Arujá, São José dos Campos, Penha ou São Miguel.
O que é perda parcial?
Para que o seu carro possa ser consertado pelo seguro após uma batida, os valores para reparar os danos não podem atingir mais do que 75% do valor do carro, indicado na Tabela Fipe.
Exemplificando a situação: imagine que você tenha um carro que vale R$ 100 mil na Tabela Fipe e ele sofreu um acidente. Ao levar para o conserto, o preço para reparar os danos foi de R$ 50mil. Isso significa que o carro sofreu uma perda parcial. Caso ultrapasse R$ 75 mil, o carro entra em outra categoria, a de perda total.
O que é perda total?
No caso de seu veículo sofrer algum acidente e os valores de reparo superarem 75% do valor do carro, ele terá sofrido uma perda total.
Imagine a mesma situação descrita no tópico anterior: se o seu carro de R$100 mil sofre um acidente, mas, ao levá-lo para o conserto, os valores de reparo superam R$ 75 mil, significa que os estragos foram muito grandes e não compensaria mais arrumá-lo. Neste caso, a seguradora considera que o carro não tem mais conserto e devolve o valor integral da Tabela Fipe.
O que é franquia de seguro?
Não é incomum que as pessoas tenham dúvidas no momento de acionar o seguro em casos de perdas parciais, principalmente por conta do pagamento da franquia. Para esclarecer, este tópico mostrará exatamente o que é a franquia de seguro.
Franquia é o valor fixado na apólice que representa a participação do segurado nos prejuízos resultantes de cada sinistro de perda parcial.
As franquias aplicadas no seu seguro do carro são “dedutíveis”, isto significa que a indenização a ser paga pela seguradora corresponde ao valor total dos prejuízos, deduzindo-se o valor da franquia.
Exemplificando: você fez um seguro para o seu Chevrolet Onix e pagou R$2.000 por ele. Na apólice, está descrito o valor da franquia de R$2.300. Esse valor só precisará ser pago caso ocorra algum sinistro com o carro.
Se, por algum acaso, você bateu o carro e ele se encaixou na categoria de perda parcial, com custos de reparação menores do que 75% do valor do carro na Tabela Fipe, será necessário usar a franquia para repará-lo.
O Que Significa Indenização Integral?
Pode parecer controverso, mas o que as pessoas mais desejam ao contratar o Seguro Auto é nunca precisar usá-lo. Porém, às vezes esse desejo não se concretiza e precisamos acionar o seguro, seja para receber a indenização parcial ou a indenização integral – dependendo do que tiver ocorrido com seu carro.
Por não ser algo habitual, o acionamento do seguro e as suas respectivas indenizações, podem causar estranheza em algumas pessoas. Por isso é importante entender as terminologias do seguro. Afinal, quando ocorre um sinistro resultante de indenização integral? E de indenização parcial? Se você tem contratado um Seguro Auto com a Galeão Corretora de Seguros e quer tirar dúvidas, entre em contato com a pelo telefone (11) 94004-8538 e fale com um de nossos atendentes.
O que significa indenização integral do veículo?
A indenização integral de um Seguro de Carro é o valor que será pago ao segurado quando seu veículo tem uma perda total, seja em caso de colisões, danos da natureza, alagamentos ou qualquer sinistro que danifique o casco sem que seja possível um reparo. Casos de roubo ou furto onde o carro não é encontrado também se enquadram como perda total.
Essa indenização integral é equivalente ao valor do veículo segurado na apólice. Por exemplo, se você tem um carro que sofreu uma perda total em janeiro e neste mês apontava que ele valia R$ 30 mil na Tabela FIPE, esse será o montante que a seguradora irá lhe pagar. Essa situação acontece caso você tenha contratado o seguro com indenização integral pela modalidade de valor de mercado.
Tipos de indenizações integrais
No momento da negociação, a definição do valor e modalidade da indenização integral de uma apólice de Seguro Auto pode ser feita de duas maneiras. A primeira, e mais comum, é pela modalidade de valor de mercado, como citamos no exemplo acima. O valor é definido de acordo com a Tabela FIPE do mês vigente.
Também é possível contratar pela modalidade de valor determinado, quando é estabelecido um valor fixo para a indenização integral. Mas esse tipo de contratação não é tão habitual, pois sofre algumas restrições. Entre elas, os limites máximos e mínimos de valores que podem ser estipulados ao carro, além da limitação dessa modalidade aos veículos, principalmente nos casos quando os mesmos não aparecem na FIPE.
Como é decretada a perda total de um carro?
Essa definição é simples: caso o seu veículo sofra algum acidente e os valores de conserto superem 75% do valor do carro, está configurada uma perda total.
Para ficar mais fácil, um exemplo: vamos supor que o seu carro tenha valor na Tabela FIPE de R$ 100 mil e você sofra um acidente com ele. Ao levá-lo para o conserto, é constatado que os valores para arrumá-lo superaram R$ 76 mil, ou seja, mais do que 75% do valor do veículo. Dessa forma, a seguradora considera que o automóvel deu o famoso “PT”, ou perda total, e irá lhe ressarcir com a indenização integral.
Se houve roubo ou furto e o carro não foi recuperado, também é considerado uma perda total.
Em quanto tempo eu recebo a indenização integral?
Após informar a seguradora responsável sobre o sinistro e realizar a entrega de todos os documentos solicitados – e eles estarem de acordo – ela tem um prazo de 30 dias corridos, determinado pela SUSEP, para realizar o pagamento da indenização.
Este prazo de análise de documentos pode variar de uma seguradora para outra. Eles podem ir de 48 horas até uma semana ou mais. Mas, se tudo estiver ok, a seguradora fará o pagamento contando o dia que você realizou a entrega dos documentos. Se eles estiverem incorretos, a seguradora começará outra contagem, a partir da data que for entregue os documentos corretos.
O que é indenização parcial no seguro auto?
Esse tipo de pagamento é quando o veículo não sofreu uma perda total e sim parcial. Ou seja, o conserto previsto ficou abaixo dos 75% do valor do veículo e não foi configurada a perda total.
Quando isso acontece, há uma divisão na forma de pagamento do reparo do veículo: a seguradora entra com o pagamento da indenização parcial diretamente para o local que será responsável pelo conserto e o segurado faz o pagamento da franquia do seguro.
A franquia é o valor fixado na apólice que representa a participação do segurado nos prejuízos decorrentes da perda parcial. O valor da franquia não é fixo e varia de acordo com o perfil do segurado, modelo do carro, área de circulação, CEP de pernoite etc.
Por quanto tempo vale um seguro?
O seguro de carro, como qualquer outra contratação de seguro, tem um prazo determinado e, durante esse prazo, você ficará resguardado contra quaisquer acontecimentos que estiverem previstos na sua apólice de seguro.
A vigência da apólice tem começo e fim às 24 horas das datas estipuladas no contrato.
Qual o tempo de validade de uma apólice?
O prazo de uma apólice de um seguro de automóvel tem duração de 12 meses, a partir da data de início do contrato.
Mas, caso seja sua vontade, é possível solicitar à seguradora que o início da vigência seja posterior ao que veio emitido na apólice de seguro. No entanto, é preciso que esse pedido seja formalizado diretamente à seguradora ou você pode entrar em contato com a Galeão Corretora de Seguros para ajudarmos na resolução desse caso.
O que é uma apólice de seguro?
Para quem ainda não está familiarizado com o tema, uma apólice de seguro é, basicamente, o contrato do seguro.
Ela é a sua segurança e é por meio dela que o segurado repassa à seguradora toda responsabilidade sobre os riscos que podem acontecer com o objeto segurado, no caso em questão, o carro. Mas, ainda há opções de seguro residencial, seguro de vida e até seguro contra acidentes pessoais, produtos que a Galeão Corretora de Seguros trabalha atualmente. Todos eles utilizam apólices.
Você também irá encontrar na apólice de seguro todas as informações necessárias, como a cobertura, cláusulas e condições gerais, particulares e especiais.
A emissão da apólice demora, em média, cerca de 15 dias após o início da vigência. Mas, vale ressaltar que nesse meio tempo a seguradora pode rejeitar o risco. No entanto, até que haja essa rejeição e a comunicação da seguradora, você estará coberto e poderá ser indenizado em caso de um sinistro.
Cancelamento da apólice de seguro
Esse procedimento pode partir tanto da seguradora quanto do segurado. Algumas situações podem ser vistas mais abaixo.
Quando o pedido vem por parte da seguradora:
- Caso você tenha omitido ou mentido qualquer informação que poderia influenciar na aceitação do risco ou no preço. Declarações falsas também não serão toleradas;
- Falta de pagamento também acarreta no cancelamento da apólice;
- A apólice é cancelada automaticamente após o pagamento da indenização integral do carro, seja devido a furto, roubo ou acidente que resulte em perda total;
- A apólice também é cancelada automaticamente quando a seguradora pagar indenizações referentes a mais que um sinistro que, quando somadas, ultrapassam o limite máximo da indenização, valor que está previsto na apólice.
Quando o pedido vem por parte do segurado:
Se você não tem interesse em continuar com a apólice por motivos como: vendeu o carro, está sem dinheiro para custear o seguro e etc. Dessa maneira, faça a solicitação juntamente a Galeão Corretora de Seguros.
Renovação da apólice de seguro
Após passar o período determinado de 12 meses, indicado na apólice, o segurado precisará fazer a renovação do seguro. Esse processo é bem simples e é feito com ajuda da Galeão Corretora de Seguros, que tem uma equipe qualificada para atender os clientes nesses procedimentos.
A renovação indica um novo contrato de seguro, ou seja, uma nova apólice.
Por que eu deveria contratar um seguro?
Um seguro de carro é uma proteção que vai muito além dos problemas conhecidos e recorrentes que vemos por aí, como acidentes de carro, sinistro etc. Fazer a contratação desse produto garante tranquilidade para guiar o carro e estar amparado em diversas situações, como em uma batida que você precisará acionar o seguro para terceiros, previsto em uma possível apólice contratada. Essa é apenas mais uma cobertura que você pode incluir em seu seguro auto.
Contratar um seguro é essencial para quem tem um veículo e deveria fazer parte do portfólio de gastos ao adquirir esse bem. Não adianta pensar nas parcelas do financiamento, por exemplo, mas não levar em conta o gasto do seguro.
Proteção contra roubo e furto
Além disso, vale ressaltar que o seguro é a melhor forma de deixar o seu patrimônio protegido e resguardado contra qualquer eventualidade. Adquirir um carro requer um alto investimento, por isso, apostar na sorte é uma alternativa muito arriscada. Já pensou ser roubado e perder todo valor pago no veículo? Ou, ainda, ter que pagar um financiamento sem ter o bem? Com o seguro você receberá a indenização do valor, segundo a tabela FIPE. Dessa forma, você não precisa ficar receoso quanto a esses acontecimentos.
Não é incomum vermos matérias com índices de roubos e furtos de veículos subindo em todas as cidades do Brasil, por isso, apostar na sorte não é o melhor caminho.
Acidente de trânsito, sinistros, seguro contra terceiros…
Outro benefício importante de se contratar um seguro auto é que você fica tranquilo quanto a colisões, incêndios, danos da natureza e danos a terceiros, não tendo gastos inesperados. E se você estiver andando tranquilamente por uma rua da sua cidade, quando, por um momento, se distrai e o seu carro bate em uma Ferrari? Se você não tiver seguro, é melhor começar a pensar como irá arcar com esse prejuízo. Agora, quem se previne e contrata um seguro auto, pode contar com a cobertura de terceiros, que irá fazer o pagamento, de acordo com o valor da cobertura estipulada na sua apólice.
O seguro também oferece serviços de assistência 24 horas, que podem ajudar nas situações mais adversas, como guincho, por exemplo. Se o seu pneu furar no meio de uma estrada, à noite, você pode acionar o seguro, tanto para ajudar no reparo quanto com um guincho, que irá rebocar o seu carro para um local seguro, fazer os procedimentos necessários e deixar o veículo apto para voltar às ruas e estradas.
A apólice também pode englobar serviços de chaveiro, para os motoristas esquecidos que nunca sabem ao certo onde está a chave do carro. Os seguros de carro podem ainda englobar assistências voltadas para serviços domésticos. Tudo vai depender do plano e da seguradora escolhida.
Por que eu preciso de um corretor de seguros?
Caso você queira contratar um seguro, independentemente de qual, é necessário a presença de uma corretora de seguros pessoa jurídica ou de um corretor de seguros pessoa física, que são empresas e profissionais legalmente autorizados pela SUSEP para intermediar o processo.
O corretor também faz um papel consultivo
Lembrando: o corretor não é somente o profissional que irá te vender o seguro, ele funciona como um consultor que consegue mostrar os melhores caminhos na área de seguros.
A corretora de seguros de qualidade oferece uma equipe capacitada que tem habilidades técnicas, como o fato de indicar o seguro mais adequado ao perfil e as necessidades do dia a dia. Com um estudo detalhado, o corretor de seguros terá a sabedoria de oferecer um plano que se encaixe no que o segurado precisa.
O bom relacionamento com as seguradoras é outro ponto que não pode passar despercebido. A corretora de seguros pode oferecer serviços e produtos com melhores condições, personalizações específicas, preços, descontos, coberturas e alguns benefícios.
Posso aumentar as minhas coberturas quando estou com algum sinistro aberto?
O seguro de carro é uma proteção que vai lhe render incontáveis benefícios, como a proteção de um dos bem mais caros que uma pessoa adquire. Por isso, fechar um plano de seguro auto ao comprar o veículo é uma das atitudes mais prudentes que os motoristas tomam - ainda mais quando o pacote de seguro auto atende todas as necessidades diárias.
Por sinistros como, furtos, roubos, colisões e alagamentos, pessoas procuram fazer o seguro de carro o quanto antes, mas, algumas dúvidas podem surgir durante a vigência da apólice, como as possibilidades de alterar coberturas durante a abertura de um sinistro.
É permitido alterar as coberturas após o sinistro acontecer?
Ao contratar o seguro auto, a seguradora escolhida assume o risco da perda daquele bem com base nas informações que você mencionou, ou seja, não foi computado mais um risco ou probabilidade de outra cobertura, o que, possivelmente, iria encarecer o preço do seguro no momento da contratação. Não seria justo, por exemplo, você não ter contratado uma cobertura de vidros no momento da negociação, mas, ter trincado o seu para-brisa e pedir que a seguradora arrumasse, pois você queria incluir a cobertura naquele momento. Por isso fique atento, as seguradoras não permitem nenhuma alteração nas coberturas a partir do procedimento de abertura de sinistros. Caso deseje fazer alguma modificação no valor ou no prazo para aquela cobertura, a alteração só será válida para um novo possível sinistro, se vier ocorrer.
Coberturas no seguro
Dentro dos planos de seguro que as seguradoras oferecem, existem muitas coberturas diferentes e que atendam as mais diversas necessidades, no entanto, ao contratar com a Galeão Corretora de Seguros nós conseguimos fazer planos adaptáveis para escolha do cliente ser do jeito que ele quiser. Com a adição de coberturas, o valor do seguro tende a ter uma elevação, mas, sabia que quanto mais coberturas colocar, mais você pode economizar? Não contratar coberturas adicionais buscando economizar no valor do seguro pode lhe trazer prejuízos futuros, por um valor que, em geral, não vale a pena economizar. As coberturas ignoradas poderiam ser ótimos recursos em caso de sinistros.
Depois não adianta solicitar, pois as seguradoras não permitem a contratação e adição de outras coberturas após um sinistro estar aberto.
No seguro auto, por exemplo, a cobertura do carro reserva, é uma das mais essenciais na hora da contratação do seguro, principalmente para quem uso o carro todos os dias e não pode ficar sem o veículo. Não contratar essa cobertura é uma economia muito pequena perto dos benefícios que você terá, caso tenha um sinistro e fique sem o seu carro.
A configuração da cobertura de carro reserva pode ser adaptável, escolhendo, inclusive, o prazo que terá direito de usar a cobertura. Cada seguradora pode oferecer períodos diferentes, como 7, 10, 15 dias etc. Tudo vai depender da sua necessidade.
Posso cotar seguro para mais de um veículo?
O processo de cotação de seguros na Galeão Corretora de Seguros é muito simples, pois buscamos que os clientes se sintam à vontade para personalizar um plano de acordo com as suas vontades, inclusive quando eles procuram por um seguro para mais de um veículo. Nós também oferecemos consultores capacitados para ajudar na escolha do melhor seguro, com coberturas que estejam de acordo com cada perfil.
Não é incomum que as pessoas tenham mais de um carro para família na mesma casa, por isso, fazer a cotação de seguro para mais de um veículo é algo, em geral, corriqueiro. Além disso, antes de comprar um carro, muitas pesquisas são feitas, inclusive, sobre o valor do seguro, por isso, cotar um seguro para mais de um veículo para saber qual tem o preço mais vantajoso pode ser um fator preponderante na escolha final. E para quem não sabe, o preço do seguro varia bastante, entenda o motivo aqui.
Um modelo de carro pode ter um custo muito mais elevado – ou muito menor – por inúmeros fatores, mas o principal deles é ser muito visado para roubo. Por isso, a cotação de seguro para mais de um veículo é um bom fator para escolher um carro - especialmente se for um carro de serviço.
Afinal, posso cotar seguro para mais de um veículo?
Sim, você pode realizar a cotação de seguro para quantos veículos quiser. Não há um limite de cotação aqui na Galeão Corretora de Seguros. Basta entrar em contato conosco pelo telefone (11) 94004-8538
Nosso maior objetivo é satisfazer você e oferecer um atendimento de qualidade, sanando todas as dúvidas e ajudando na hora de escolher o melhor seguro para o seu carro.
Por que cotar o seguro para mais de um veículo?
Esse tipo de cotação ajuda bastante na escolha, por exemplo, do modelo do carro. Ao fazer a busca por um carro, muitos fatores são levados em consideração, como o custo da manutenção, preço de revenda, bom desempenho, valor de impostos, etc. Até por isso, fazer a cotação de seguro para mais de um veículo pode ajudar em uma decisão mais assertiva. O tempo de uma cotação na Galeão Corretora de Seguros é muito rápido e você recebe os valores por e-mail, para analisar com calma e poder estudar qual é a melhor opção. Além disso, se você tem mais de um carro na garagem, fazer cotações simultâneas ajuda e otimiza o processo, deixando-o mais rápido e descomplicado.
Posso transferir o seguro para o novo proprietário e ele segue com os pagamentos?
Posso transferir o seguro para o novo proprietário e ele segue com os pagamentos?
Ao comprar um veículo, o ideal é que o motorista faça um seguro desse carro, afinal garantir o retorno daquele investimento em caso de sinistros é uma situação muito mais confiável para o motorista. Mesmo que o seu carro esteja quitado ou ainda esteja financiado, mantê-lo protegido é algo imprescindível.
No entanto, a troca de veículo pode ser algo constante na vida de algumas pessoas - ainda mais das que gostam sempre de estar com carro novo na garagem. Mas, esse processo pode gerar algumas dúvidas, principalmente no que se refere ao seguro do carro.
Com a decisão de trocar o carro, a transferência do seguro do seu veículo vira tema importante: afinal, posso transferir o seguro auto do meu antigo carro para o novo proprietário?
É permitido a transferência do seguro auto para o novo proprietário do veículo?
Não é permitido a transferência do seguro para o novo dono do carro ao vender o seu veículo. As informações na apólice são de uso pessoal e ESSENCIAIS na hora de precificar os valores. Nesse cálculo, muitos pontos são analisados para determinar o valor do seguro, não somente o modelo e o valor do veículo.
As características pessoais são essenciais para determinar o valor do seguro, como: idade, endereço, classe de bônus, CEP, CLASSE DE LOCALIZAÇÃO, ETC. Assim, com a troca de condutores, consequentemente será alterado essas informações, impossibilitando a transferência para o novo proprietário.
Se não posso transferir o seguro, o que devo fazer?
Nesse caso, é necessário fazer um endosso, no qual será alterado o veículo segurado que está descrito na apólice. Com o ato, pode OCORRER alteração no valor do seguro, podendo gerar uma cobrança adicional ou restituição.
No caso de uma restituição, o segurado deverá manter o pagamento no valor fixo das suas parcelas e no final, com a quitação do débito, haverá o reembolso pela seguradora.
E se eu não tiver um novo veículo para substituir na minha apólice?
Se o segurado não tiver um novo veículo para fazer a substituição do seguro, ele deverá cancelar o contrato com a seguradora. No cancelamento é realizado um cálculo com base na Tabela de Prazo Curto, onde consiste em: parte do valor pago ficará retido pela seguradora pelo tempo de cobertura concedido, e o saldo restante é devolvido ao segurado.
Quais tipos de seguro de carro que existem?
Seguro auto é um produto que possibilita muitas variações no momento da contratação. Mais do que uma escolha única, o seguro de carro apresenta diversas opções e tipos de coberturas com o intuito de entregar o que há de melhor para o cliente. Entender a necessidade de cada perfil é de suma importância, afinal, um seguro que é bom para você pode ser que não seja um bom seguro auto para o seu amigo, por exemplo.
Dentre as opções atuais, é possível fazer a contratação de um seguro completo/compreensivo, seguro auto roubo, seguro para terceiros, seguro de acidentes pessoais a passageiros, a instalação de rastreadores, bloqueadores ou localizadores, além da inclusão de coberturas adicionais, como garantia de vidros, assistência 24 horas. Tudo dependerá da seguradora escolhida ou da análise minuciosa que a Galeão Corretora de Seguros faz sobre o perfil de cada condutor.
Seguro Completo ou Seguro Compreensivo
O seguro compreensivo também é conhecido como seguro total ou seguro completo e é o produto que oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo, por exemplo. A cobertura compreensiva ou completa cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza. No entanto, há algumas coberturas que não são indenizadas, como acessórios, como rádio e rodas especiais. Para estes casos é preciso uma cobertura especial além da compreensiva. O mesmo serve para vidros, retrovisores, lanternas e faróis.
A cobertura compreensiva cobre casos de chuva de granizo, pois é um dano da natureza. Algumas seguradoras retiram alguns riscos, como danos decorrentes de guerras e vandalismos. Por isso é muito importante consultar as condições gerais da sua apólice junto à sua corretora de seguros ou seguradora.
Seguro Auto Roubo
O seguro auto roubo é uma proteção para as pessoas que buscam um produto com menos coberturas do que um seguro completo ou compreensivo. O seguro auto e roubo irá garantir a indenização, caso o seu carro seja furtado ou roubado e não encontrado, de acordo com o que esteja especificado na apólice.
Neste tipo de contratação de seguro auto, as seguradoras solicitam que haja a instalação de um rastreador, o que pode ajudar na hora que o veículo estiver sendo procurado devido a um roubo ou furto. Neste tipo de seguro não há proteção, por exemplo, contra batidas, seguro para terceiros, garantia de vidros, assistência 24 horas ou outros tipos de coberturas, pois é um produto mais simples e com a segmentação apenas para roubo e furto. A Ituran, um exemplo de quem oferece o produto auto e roubo, também possibilita, atualmente, a inclusão de coberturas adicionais de seguro para terceiros e perda total.
Seguro para terceiros
O seguro de carro para terceiros indeniza, dentro do valor estipulado na apólice, os danos causados em outro carro ou até pessoas, como pedestres. Com o seguro para terceiros é possível acionar a seguradora para custear o conserto do carro que sofreu a colisão, não o do segurado, ou da indenização aos pedestres, poupando que haja gastos inesperados.
Esse tipo de seguro tem um nome outro nome oficial: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos). Ela é, basicamente, uma proteção contra batidas que você possa dar em outros carros. É tão importante que algumas pessoas buscam somente esse seguro no momento da contratação junto às seguradoras.
O seguro para terceiros oferece cobertura de danos materiais, danos pessoais ou corporais e danos morais.
Seguro de acidentes de passageiros (Seguro APP)
O Seguro APP (Seguro de Acidente Pessoais a Passageiros) nada mais é que um seguro para acidentes pessoais que envolvam passageiros em casos de batidas que haja necessidade de socorro ou que o passageiro tenha ferimentos mais graves, como morte ou invalidez. O seguro APP, por exemplo, é obrigatório para quem vai fazer um seguro para Uber.
Os acontecimentos que serão segurados são casos de morte ou invalidez, permanente ou parcial, dos passageiros, incluindo o motorista.
A cobertura do seguro de acidentes pessoais a passageiros também arca com despesas médicas e hospitalares para atendimento do passageiro, caso seja necessário. A cobertura não irá indenizar danos físicos temporários, como, um corte ou dores por conta de uma batida, sem que resulte em danos permanentes.
Rastreador, bloqueador ou localizador
Além de proteger o carro com um seguro auto, há alternativas que podem complementar a segurança do veículo, como os rastreadores, bloqueadores e localizadores. Mas, apesar da popularidade ainda há dúvida sobre a real diferença entre os itens. Mesmo sendo usados com uma única finalidade, os equipamentos atuam de maneira diferente.
Os bloqueadores são os mais simples dos três equipamentos. Ele serve apenas para travar o veículo, impedindo qualquer arranque de quem estiver guiando.
Já os localizadores são produtos mais avançados do que os bloqueadores, informando a localização, porém, não com tanta precisão. Por usarem técnicas de rádio-frequência, que limitam as áreas de cobertura a regiões metropolitanas e cidades pontuais, o alcance pode não fornecer os melhores dados.
Por fim, os rastreadores são os mais os mais sofisticados dos equipamentos. Eles contam com uma solução completa, que mostra precisamente onde o veículo está, além de todo o trajeto percorrido pelo carro. Isso ajuda muito em casos de roubo e furto, pois a central de rastreamento recebe constantemente os sinais da localização.
Seguro DPVAT
O seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) é popularmente conhecido como seguro obrigatório e deve ser pago junto às outras do início do ano, como o IPVA do carro e o licenciamento.
Como o nome diz, o seguro é voltado para indenizar os danos pessoais do motorista, passageiros e demais envolvidos em um possível acidente. O DPVAT possui três tipos de cobertura: morte, invalidez permanente e despesas médicas.
Uma característica do seguro DPVAT é a garantia da indenização independentemente da responsabilidade da autoria do acidente, pois o seguro, neste caso, não analisa os culpados.
Quais documentos preciso para fazer a cotação?
Para facilitar e agilizar o processo de cotação tenha em mãos os seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), mais conhecido como o documento do veículo, CPF e, caso seja a renovação do seguro, a sua última apólice, pois nela estão contidas algumas informações importantes, como a classe de bônus, a sua última seguradora e vigência da apólice.
Eles irão ajudar para que o processo de cotação seja muito mais simples e rápido.
Por que eu preciso desses documentos para cotar um seguro?
Eles são muito importantes para que as seguradoras possam precificar o seguro do seu carro. Um modelo é diferente do outro. Por exemplo, há diversas versões do HB20 e, invariavelmente, o preço do seguro de cada uma será diferente. Por isso, o CRLV ajuda a passar exatamente qual é o modelo do seu carro e a seguradora irá passar um preço de acordo com sua versão. Muitas informações são levadas em consideração, como o ano, motor do carro, versão, etc. Esses são alguns dos fatores para alteração do preço.
Contrato online de seguro
Após fazer a sua cotação do seguro e aceitar a proposta oferecida pela Galeão Corretora de Seguros, nós entraremos em contato com a seguradora escolhida e, posteriormente, passaremos o seu contrato online de seguro, mais conhecido como a apólice digital. Em um prazo de 15 dias, a versão impressa também será enviada pelos Correios.
A apólice do seguro é a sua garantia em casos de sinistro, por exemplo. Se tiver qualquer dúvida sobre ela, você também pode entrar em contato com a Galeão Corretora de Seguros para explicarmos todas as informações que estão contidas nela.
Qual a diferença de corretora e seguradora?
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, afinal, o que é uma corretora de seguros e o que é uma seguradora?
Seguradoras
As seguradoras, autorizadas pela SUSEP a exercerem esse papel, são as empresas que irão assumir o risco, mediante ao pagamento do valor do seguro, e indenizar o segurado por qualquer tipo de prejuízo, de acordo com o que estava previsto na apólice. Por exemplo: se você teve o carro roubado, a responsabilidade do pagamento da indenização é da seguradora.
Corretoras de seguro
Já as corretoras de seguro são empresas autorizadas a vender seguros e que intermedeiam a negociação. É por meio de uma corretora de seguros que você contrata o seguro, realiza alterações na apólice, inclui ou exclui coberturas. A corretora de seguros ajuda na escolha do seguro mais adequado ao seu perfil e suas necessidades, evitando custos desnecessários relacionados a coberturas que você não irá utilizar. Por exemplo: para que contratar guincho ilimitado se você nunca faz viagens muito longas? Por outro lado, contratar um carro reserva pode ser fundamental, se você utiliza o veículo todos os dias para trabalhar.
A corretora de seguros entenderá seu perfil para oferecer um plano que se adeque a todas essas informações. Além disso, a corretora realiza o papel de assessoria com a seguradora para que tudo que esteja em contrato seja cumprido e é também um meio mais simples de entrar em contato com a seguradora. Caso tenha algum sinistro, por exemplo, a corretora de seguros auxilia nos processos junto à seguradora para o recebimento da indenização.
Qual a diferença entre corretora online e tradicional?
Qual a diferença entre corretora online e tradicional?
Apesar das diferenças na forma de atuação, uma é feita, possivelmente presencial e em um escritório, e outra em um processo online, ambas exercem a função de prestar assessoria e apoio ao segurado. As duas, por exemplo, têm o papel de estar ao lado do segurado intermediando o processo com as seguradoras. Também não podemos nos esquecer que as duas devem cumprir mais do que ser apenas uma intermediária, e sim, uma empresa consultiva que ajuda na escolha do melhor seguro, tanto para o seu perfil quanto para as suas necessidades.
Benefícios em escolher uma corretora online
A corretora de seguros, seja ela tradicional ou online, precisa estar ao seu lado durante toda a vigência para oferecer um suporte necessário em caso de necessidade.
Mas, escolher uma corretora de seguros online, assim como a Galeão Corretora de Seguros, traz inúmeros benefícios, principalmente no que se refere à agilidade e processos modernos, além de um papel consultivo e de suporte em diversos casos.
A tecnologia das corretoras online é um grande diferencial que permite que o usuário tenha preços, planos e condições de várias seguradoras ao mesmo tempo.
Quando começa a valer o seguro do meu carro?
Essa é uma pergunta um pouco ampla, por isso, há diversas frentes de respostas. Mas é válido ressaltar que fechando o seu seguro com a Galeão Corretora de Seguros você será avisado por um dos nossos consultores, por telefone ou e-mail, do início da vigência do seguro, garantindo mais tranquilidade para a validade da sua apólice.
Em caso de dúvida, ligue para nós no (11) 94004-8538 para saber a situação real do seu seguro. Sugerimos que você não saia com seu carro sem ter recebido nosso comunicado, pois pode ser que a cobertura do seguro ainda não esteja válida. Não vale a pena correr riscos, com o nosso comunicado, você ficará mais seguro para sair com seu carro.
As cotações na Galeão Corretora de Seguros funcionam de forma totalmente online. Você escolhe qual tipo de seguro deseja cotar e preenche com os dados necessários para que possamos encaminhar propostas com preços e planos de acordo com o seu perfil e necessidades.
Um de nossos consultores entrará em contato com você para explicar detalhadamente o produto escolhido. E, se ainda assim você tiver dúvidas, o nosso telefone estará disponível.
Qual o início da validade do seguro?
A validade do seguro do seu carro começa e termina às 00h das datas que estão indicadas na apólice. Em algumas situações, antes de aceitar o seu pedido de seguro, as seguradoras solicitam a realização de vistoria prévia para avaliação do risco. Para esses casos, só depois de concluída a vistoria é que seu seguro começa a valer. Mas lembre-se: recomendamos que você aguarde nosso comunicado ou ligue em caso de dúvidas. Essa é uma das garantias mais importantes que você terá para saber se o seguro do seu carro já está valendo.
Seguros de carro em casos de necessidade de vistoria
O seguro de carro, caso ele necessite de vistoria, vai começar a valer a partir do momento que ela for realizada. Ou seja, após entrar em contato com a Galeão Corretora de Seguros, aceitar a proposta, receber a data de agendamento da vistoria e realizá-la, o seu seguro vai estar valendo.
A Galeão Corretora de Seguros faz questão de lhe avisar quando a vigência do seu seguro estiver valendo, para que você possa andar com tranquilidade com o seu carro.
Seguro de carro em casos de renovações
Quem pretende fazer a renovação de seguro de um carro e fizer até a data limite, ou seja, o último dia de vigência da apólice, não terá necessidade de fazer uma vistoria. Por isso é importante fazer a renovação antes do seu seguro vencer, é um facilitador do processo. O seguro, neste caso, passa a valer imediatamente ao concluir a proposta e o pagamento.
Caso o prazo passe, será necessário realizar outra vistoria para fazer o seguro do carro.
Seguro de carro em casos de zero quilômetro
Se você comprou um carro e ainda não o retirou da concessionária, as seguradoras não exigem uma vistoria prévia. Basta entrar em contato com a Galeão Corretora de Seguros, aceitar alguma das propostas que serão oferecidas e o seu carro vai estar segurado a partir do momento que sair da loja.
No entanto, se você comprar um carro zero quilômetro, tirá-lo da concessionária e só então entrar em contato com uma corretora em busca de uma cotação, será necessário realizar uma vistoria para que ele possa ser aprovado e estar com um seguro vigente.
Quanto custa um seguro de carro?
O preço do seguro não é tabelado, sempre há muitas variações que fazem essa mudança ocorrer. No momento de fechar o seguro auto, muitos fatores influenciam na precificação final, como preço de carros, idade, preço de manutenção, índice de roubo, índice de sinistralidade, etc. Por isso, todos os seguros terão preços diferentes, invariavelmente. Existem muitos pontos que são analisados pelas seguradoras e que interferem diretamente, seja para mais ou para menos. Por isso, ao fazer uma cotação de seguro, é passado um prazo de validade de 7 dias, pois, o valor tem grandes chances de ser alterado após esse período.
A pergunta “qual é o preço do seguro do meu carro?” não tem uma resposta exata. Para saber um valor preciso e sem erros, entre em contato conosco (11) 94004-8538
O que influencia no preço do seguro auto?
Para cotar um seguro auto, muitos fatores são levados em consideração, mas os principais são: o modelo do veículo, região de circulação, coberturas e perfil do segurado. E vale ressaltar que no perfil do segurado algumas características são levadas em conta, como a idade, sexo, estado civil, onde mora e onde trabalha.
Algumas informações sobre a utilização do carro também influenciam bastante no preço do seguro: ano do veículo, marca, modelo, quilometragem, quilometragem rodada por mês, CEP de maior rodagem, CEP de pernoite, se o carro passa a noite na rua, se em garagem, além de como o carro é utilizado, seja para fins de lazer ou comercial.
Coberturas escolhidas também influenciam no preço do seguro
A escolha de coberturas também vai fazer variar o preço do seguro, afinal, quanto mais coberturas, mais alto ele será, mas, mais seguro você vai estar.
Coberturas e serviços que serão contemplados podem ser definidos por você no momento da negociação. Na Galeão Corretora de Seguros, oferecemos um time de consultores extremamente capacitados para personalizar um plano para exclusivo para você e para as suas necessidades. Por exemplo: um seguro que não cobre acidentes e nem terceiros, normalmente, custará menos, assim como um seguro que cobre terá um custo maior. Um seguro com cobertura de vidros custará mais do que seguros que não contemplem essa cobertura.
Mas, lembre-se: preço baixo nem sempre é sinônimo de economia. Assista ao vídeo abaixo e entenda como economizar no seguro auto:
Índice de roubo dos veículos
Também é levado em consideração o índice de roubo de cada veículo. Existem carros que a taxa de roubo é muito maior do que a de outros. Isto, invariavelmente, eleva o preço do seguro.
Quando o carro vai para revisão ou conserto, posso pegar um carro reserva?
Com o seguro auto, existe a tranquilidade da proteção contra diversos imprevistos que possam acontecer com o veículo. Se ocorrer um sinistro, basta comunicar a seguradora e ela começará o processo de indenização, de acordo com a necessidade, seja uma perda parcial ou uma perda total.
Ao fazer o contato com a seguradora para comunicar o sinistro, o segurado deve estar ciente de todas as coberturas contratadas. Por isso, anteriormente, no momento da venda, o segurado deve passar por uma boa negociação, como nas negociações com a Galeão Corretora de Seguros.
Se o carro for para conserto, posso pegar o carro reserva?
Você terá direito ao carro reserva caso tenha contratado essa cobertura no momento de fechar a negociação. Vale ressaltar que nem todo tipo de acidente há a necessidade de ressarcimento ao segurado. Isso vai depender do que estiver previsto na apólice.
Coberturas
Os planos do seguro devem ser contratados de maneira adequada ao seu perfil, pois eles vão suprir as necessidades que você possa ter, caso aconteça um acidente. Contratar somente coberturas que lhe sirvam é um dos pontos mais importantes em uma negociação. Por exemplo, por que contratar guincho ilimitado quando você somente usa o carro para lazer aos finais de semana?
A cobertura de carro reserva, por exemplo, não pode faltar nas apólices dos segurados que não podem nem pensar em ficar sem carro. Se você faz um uso constante de seu veículo e não conseguirá fazer determinadas atividades do dia a dia sem ele, essa cobertura é essencial.
Seguro auto com a Galeão Corretora de Seguros
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Quanto tempo demora para meu carro ficar pronto?
O tempo para arrumar um carro pode variar bastante por conta do estrago e danos que o veículo sofreu. Por isso, precisar um prazo é algo delicado. O mais importante, caso você tenha tido um sinistro com perda parcial, é levar o seu carro em uma oficina referenciada, pois a qualidade do serviço, aliada ao tempo para entrega do veículo são imbatíveis. Os lugares passaram por uma análise minuciosa das seguradoras para garantir o melhor serviço ao segurado.
Qual o tempo para meu veículo ser consertado?
O prazo para ser feito o conserto de um veículo varia de acordo com a proporção dos danos sofridos na colisão. A oficina selecionada para fazer o reparo também é um fator ponderante para o prazo do conserto, nós recomendamos que os reparos sejam feitos nas oficinas referenciadas, pois existe um controle de qualidade e uma média no tempo para o conserto.
Em oficinas referenciadas o prazo para o veículo ser reparado é de 25 dias, podendo variar para mais ou para menos. Em casos mais graves, como um sinistro de grande monta, o prazo pode ser superior aos dias indicados. Uma situação que pode impedir o rápido serviço das oficinas é o tempo para o recebimento das peças que foram danificadas e precisam ser trocadas.
Como as seguradoras só trabalham com peças novas e originais, as montadoras podem demorar na entrega por falta no estoque. O procedimento de entrega das peças pode causar atraso no prazo indicado para finalização do serviço.
Coberturas
Para quem tem somente um carro na garagem ou não pode nem pensar em ficar sem o veículo, a cobertura de carro reserva é muito indicada no momento da contratação. Há a possibilidade de escolha de prazo na apólice - isso pode ser definido no momento da contratação. Mas atente-se ao contratar esta cobertura: os dias que você tem direito ao veículo reserva tem prazo determinado, e é independente dos dias para o conserto do seu veículo.
Quem pode contratar o Seguro Auto?
Fechar o seguro auto gera algumas dúvidas nos futuros segurados. A principal delas é se qualquer pessoa pode realizar a contratação. A dúvida, de fato, é pertinente, ainda mais porque não é incomum ver pessoas querendo colocar o seguro no nome da mãe, do pai, do irmão ou de qualquer outra pessoa em busca de algum tipo de benefício, como um desconto no valor final, por exemplo. Porém, há certas particularidades na hora de fazer essa opção para fechar o seguro do carro.
Qualquer pessoa pode ter um seguro de carro?
A questão é simples: qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo pode fazer um seguro auto. Além disso, indivíduos que tenham legítimo interesse no bem também podem fazer a contratação. Por exemplo: o seguro pode ser feito no nome da esposa, enquanto o proprietário é o marido. Há o interesse de ambas as partes no bem. O mesmo serve para um filho que mora com os pais. O seguro pode ser feito no nome do pai, enquanto o proprietário do veículo é o filho.
No entanto, se você é proprietário e for colocar o seguro em nome de outra pessoa, lembre-se sempre de informar que haverá um condutor adicional que usará o veículo, neste caso, você. Isso é muito importante para que as seguradoras, em casos de indenizações, possam realizar o pagamento.
Pessoas que tentam enganar as seguradoras e colocam somente o nome da esposa ou mãe, por exemplo, de modo que o preço fique reduzido, e não avisam que haverá um condutor adicional, sofrerão caso aconteça algum sinistro. Como houve omissão de informação, as seguradoras estão no direito de recusar a realização do pagamento. Sempre que fizer uma cotação, passe todas as informações e seja claro: quem utilizará o carro com mais frequência, região de circulação, condições da garagem, quantos quilômetros roda por mês... Tudo isso será questionado e as respostas devem representar o que, realmente, acontece.
Esteja atento a documentação para fazer uma cotação
Além do CPF, você também precisará estar com o documento do carro, chamado CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). As informações desses itens são essenciais para passarmos uma cotação do seguro de carro.
Se arrumar o carro em oficina referenciada, perco a garantia de fábrica?
No seguro auto, existem coberturas para os mais diversos riscos e necessidades específicas de cada perfil. As principais são roubo, furto, colisão e danos da natureza. Essas coberturas são contempladas em planos de seguro mais tradicionais, conhecidos por seguro compreensivo.
No caso de um sinistro, a seguradora tem o dever de se responsabilizar pelo conserto ou indenização ao segurado, segundo o que está previsto na apólice contratada. Fazer o seguro auto com a Galeão Corretora de Seguros é estar ao lado de uma das empresas mais confiáveis do mercado.
Estar ao lado do cliente lhe ajudando em todos os processos é um de nossos grandes diferenciais. Por isso, já fomos premiados pelo Reclame Aqui devido a excelência no atendimento.
Conserto do veículo
Quando há uma perda parcial, significa que o seu carro será consertado em um oficina, pois ele não atingiu danos superiores a 75%, o que significaria uma perda total. Porém, existem dois lados nessa situação: de uma seguradora e do outro a montadora do veículo.
Ao comprar um veículo zero quilômetro, a montadora oferece uma garantia para o conserto do veículo. No entanto, caso o veículo quebre, ele só pode ser consertado em uma oficina especializada daquela montadora, caso o contrário, o proprietário perde a garantia.
A seguradora tem preferência por fazer o conserto do veículo em uma de suas oficinas referenciadas por conta da confiança na qualidade, velocidade no atendimento e economia.
Mas e agora, onde o veículo será consertado?
Como informado, se você não arrumar o carro em uma oficina da montadora, perderá a garantia, por isso, o indicado é que não o conserto não seja feito diretamente em qualquer oficina referenciada da seguradora.
Assim, a seguradora é obrigada a arrumar o seu carro em uma oficina da própria montadora para que não perca a sua garantia. O custo funcionará da mesma maneira: o segurado pagará a franquia já acordada no momento da contratação.
Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer?
Não é incomum que, durante a vigência da apólice de seguro, as pessoas necessitem realizar algumas alterações por conta de mudanças, sejam elas em relação ao modelo do carro, perfil do motorista, CEP de circulação, inclusão ou exclusão de coberturas, etc. Quando isso acontece, é necessário que o segurado entre, imediatamente, em contato com a seguradora ou com a corretora, no caso a Galeão Corretora de Seguros, solicitando um endosso de seguro.
Ao fazer isso, a Galeão Corretora de Seguros, irá comparar as diferenças de preço e de risco do veículo antigo em relação ao novo. Se houver algo significativo, o valor pode aumentar ou diminuir, ou seja, você poderá pagar a mais para modificar o carro na apólice ou até receber algum dinheiro de volta. Após esse processo, será reemitido uma nova apólice do seguro com os dados do novo veículo, garantindo que a cobertura permaneça vigente e você não tenha nenhum problema.
O que é endosso de seguro?
Endosso é o documento pelo qual são feitas as alterações na sua apólice do seguro quando necessário, por exemplo, quando você troca o carro durante a vigência da apólice. Em termos mais técnicos, é conhecido como aditivo do contrato de seguro. Esse documento irá formalizar e efetivar a mudança em relação à troca de veículo que ocorreu. O processo de endosso pode fazer que haja alterações no preço do seguro do veículo, tanto para mais, quanto para menos. Vai depender do modelo escolhido para a troca.
Não realizar o endosso acarreta em perda da cobertura?
Sim! Se você tiver um sinistro com o carro novo e o antigo que estiver em sua apólice, a seguradora não irá realizar o pagamento da indenização.
Por isso, sempre que for trocar de carro, avise imediatamente a sua corretora ou seguradora sobre a mudança e garanta que o seu bem esteja protegido contra todos os danos previstos na sua apólice.
E se o carro for o mesmo modelo do anterior?
Mesmo que o carro seja idêntico ao que você tinha anteriormente, é necessário realizar um endosso de seguro, pois outras informações importantíssimas precisam ser coletadas, como: chassi do veículo, RENAVAM e placa. Essas informações são únicas e cada modelo de carro tem uma diferente. Por isso, caso você tenha um sinistro e essas informações não sejam iguais às passadas para a seguradora, a cobertura perde a validade e você não será indenizado. O processo do endosso de seguro é muito simples e rápido, por isso, não há motivos para não fazê-lo.